domingo, 27 de setembro de 2009

Prismas e Pirâmides

Um dos objectivos específicos no Novo Programa de Matemática relativamente ao tópico dos Sólidos Geométricos é relacionar o número de faces, de arestas e de vértices de uma pirâmide e de um prisma, com o polígono da base.

aSeguindo também as orientações metodológicas do mesmo Programa, no sentido de desenvolver o raciocínio geométrico e sempre que se possa, coadjuvado com o pensamento algébrico, proponho esta apresentação, em PowerPoint, que pretende ser mais um recurso didáctico para exploração dos prismas e pirâmides.

Pretende-se, com este recurso, fazer algumas conexões matemáticas com enfoque nos múltiplos de 2, 3 e por conseguinte, também os múltiplos de 6. A actividade proporciona o desenvolvimento do raciocínio indutivo na medida em que se pretende que o aluno conclua com generalizações de natureza algébrica sobre as propriedades destes sólidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

não gosto desta imagem porque está desfocada pois não devia estar assim!

J. Filipe disse...

Caríssimo anónimo,

Tem toda a razão em não gostar desta imagem. Mas, quando a coloquei foi apenas com o objectivo de ilustrar e identificar o recurso didáctico que tem disponível ao clicar na imagem. Ao fazer o download do PowerPoint (ppsx) vai ter acesso à imagem com toda a nitidez.

Obrigado pela sua participação.