segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Início das aulas com percentagens

clip_image002O André aproveitou uma campanha promocional, numa papelaria do centro comercial, com 23% de desconto na compra de material escolar. Pagou por todo o material 27,72€.

1. Das opções seguintes, escolhe aquela que indica o preço do material que o André comprou se não houvesse campanha promocional.

a. 27,72 x 0,23

b. 27,72 x 0,77

c. 27,72 : 0,23

d. 27,72 : 0,77

2. Quanto conseguiu poupar o André na compra do seu material escolar?

 

Meta curricular associada:
Resolver problemas de vários passos envolvendo operações com números racionais representados por frações, dízimas, percentagens e numerais mistos.

proposta de resolução

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Na reta numérica – potências de base 2


Considera as seguintes potências: 22, 24, 26, 2e 29.
Coloca na reta numérica, desde que seja possível, as potências que correspondem à sua posição.


clip_image002



Meta curricular associada:
Reconhecer que o quociente de duas potências com a mesma base não nula e expoentes diferentes (sendo o expoente do dividendo superior ao do divisor) é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é a diferença dos expoentes.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Na reta numérica – potências de base 3


Localiza na seguinte reta numérica a posição de 38 e de 310.

clip_image002[6]


Metas curriculares associadas:
Reconhecer que o produto de duas potências com a mesma base é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é igual à soma dos expoentes dos fatores.
Reconhecer que o quociente de duas potências com a mesma base não nula e expoentes diferentes (sendo o expoente do dividendo superior ao do divisor) é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é a diferença dos expoentes.

sábado, 4 de agosto de 2012

Propriedades de um triângulo


ret_insc_trianguloA figura mostra um retângulo inscrito num triângulo e sabe-se que dois dos vértices do retângulo são os pontos médios dos lados do triângulo.
Qual a relação entre a área do triângulo e a área do retângulo nele inscrito?


A resposta poderá ser mais evidente após a realização da tarefa que aqui é proposta:





Ideia didática retirada e adaptada de:
Tinoco, José (2012), “Soma dos ângulos de um polígono”. Educação e Matemática, 118, 13