O skoool Portugal é um recurso pedagógico vasto que os professores podem usar de forma inventiva e criativa na sala de aulas para acrescentar valor às suas aulas de Matemática e Ciências.
A tabela que se segue categoriza as aplicações matemáticas disponíveis até ao momento, e que se encontram-se on-line de forma gratuita. Cada uma destas aplicações foi associada a um ano de escolaridade de acordo com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico.
Esta classificação, por ano de escolaridade, foi feita apenas com o objectivo de facilitar a procura dos recursos educativos. Não quer isto dizer que essas mesmas aplicações não possam ser exploradas noutros níveis de ensino.
Ano de Esc. | Tópicos matemáticos | Aprendizagens |
2º ano | Tempo • Unidades de tempo | Horas analógicas (apl. 2)- Saber ler as horas num relógio analógico. |
3º ano | Operações com números naturais • Divisão | Divisão (apl. 9) - Compreender o efeito da operação divisão sobre os números. A divisão como sendo a operação inversa da multiplicação. |
3º ano | Números racionais não negativos • Fracções | Fracções (apl. 6) – Identificar e representar na forma de fracção partes da unidade. |
3º ano | Tempo | Relógio digital (apl. 1) |
3º ano | Operações com números naturais • Multiplicação | Multiplicação (apl. 14) - Compreender e realizar algoritmos para as operações multiplicação. |
3º ano | Operações com números naturais • Adição (compreender e realizar algoritmos) | Adição (apl. 4) – Compreender e realizar algoritmos para a operação de adição. |
3º ano | Números racionais não negativos • Decimais | Adição e subtracção de números decimais (apl. 7) - Compreender e realizar algoritmos para a operação de adição e subtracção com números representados na sua forma decimal |
3º ano | Números racionais não negativos • Decimais | Números decimais (apl. 8) - Ler e escrever números na representação decimal (até à milésima) |
3º ano | Regularidades • Sequências | Padrões numéricos (apl. 15) – Investigar regularidades numéricas |
3º ano | Sólidos geométricos | Figuras sólidas (apl. 19) – Conhecer os elementos constituintes de um sólido geométrico. |
3º ano | Figuras no plano • Polígonos: propriedades e classificação | Triângulos e quadriláteros (apl. 22) – Identificar triângulos e compreender as propriedades dos paralelogramos |
4º ano | Números racionais não negativos • Noção e representação de número racional | Razão (apl. 18) - Compreender e usar um número racional como razão. |
4º ano | Representação e interpretação de dados e situações aleatórias • Gráficos de barras | Organização e tratamento de dados (apl. 3) - Construir gráficos de barras a partir dos dados em bruto (a aplicação comete o erro de não separar as barras) |
4º ano | Comprimento, massa, capacidade, área e volume • Área | Área do quadrado e do rectângulo (apl.20) - Compreender e utilizar as fórmulas para calcular a área do quadrado e do rectângulo. |
4º ano | Comprimento, massa, capacidade, área e volume • Perímetro | Perímetro do quadrado e do rectângulo (apl.21) - Compreender e utilizar as fórmulas para calcular op perímetro do quadrado e do rectângulo. |
5º ano | Números naturais • Múltiplos e divisores | Múltiplos (apl. 13) – Identificar e dar exemplos de múltiplos e de divisores de um número natural. |
5º ano | Números naturais • Decomposição em factores primos | Divisores e factores primos (apl. 10) – Decompor um número em factores primos. |
5º ano | Números naturais • Potências de base 10 | Valor posicional (apl. 16) – Decompor o número de acordo com o respectivo valor posicional de cada dígito do número. |
5º ano | Números naturais • Números primos e compostos | Números primos e compostos (apl. 17) – Identificar números primos e compostos. |
5º ano | Números racionais não negativos • Operações (adição e subtracção) | Adição e subtracção de fracções (apl. 5) – Adicionar e subtrair fracções de igual denominador. |
6º ano | Volumes • Volume do cubo, e do paralelepípedo | Volume de prismas (apl. 23) – Conhecer o processo de cálculo para o volume de um prisma. |
6º ano | Números inteiros • Noção de número inteiro e representação na recta numérica • Comparação e ordenação | Introdução aos números inteiros (apl. 12) – Comparar e ordenar números inteiros. |
6º ano | Números inteiros • Adição e subtracção | Números inteiros (apl. 11) – Adicionar números positivos com números negativos. |
|
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário