Propostas/Tarefas e Percursos de aprendizagem



  • 1º ciclo - Números e Operações
    • todos os anos

Pretende-se que os alunos façam contagens do número de objetos organizados numa determinada disposição e discutam as estratégias utilizadas. 

Retirado de: http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/numeros01tarefas.htm 







Conjunto de tarefas para o trabalho a desenvolver no 3.º ano de escolaridade no tópico Números naturais e nos subtópicos Relações numéricas e Múltiplos e divisores (DGIDC, 2009)










Conjunto de tarefas para abordagem do tópico orientação espacial - 1º ano.
DGIDC

Autores: 
Ana Maria Roque Boavida 
Ana Cristina Abreu 
Fernanda Perez 
Jorge Revez 
Marta Procópio





Relatos de experiências no âmbito do Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclos (PFCM)








Conjunto de tarefas para abordagem do tópico figuras no plano e sólidos geométricos - 1º ano.
(DGIDC, 2009)
Autores:

Ana Maria Roque Boavida, Ana Cristina Abreu, Fernanda Perez, Jorge Revez e Marta Procópio








      Conjunto de tarefas para o 5º ano - Números naturais.
      (DGIDC, 2009)




        • 6º ano

      Proposta de sequência de tarefas para o 6º ano - Números inteiros.

      (DGIDC, 2010)





      Proposta de sequência de tarefas para o 6º ano - Números naturais - multiplicação e divisão de potências.(DGIDC, 2010) 












      Proposta de sequência de tarefas:
      Números racionais não negativos.(DGIDC,2010) 








      • 2º ciclo - Geometria


      Conjunto de tarefas para o 5º ano - Sólidos Geométricos e Figuras no Plano

      (DGIDC, 2009)







      Proposta de sequências de tarefas para o 6º ano - Figuras no plano: ângulos e polígonos.

      (DGIDC, 2010)






      Conjunto de tarefas para o 5º ano - Perímetros e áreas
      (DGIDC, 2009) 














        • 6º ano

      Propostas de sequências de tarefas para o 6º ano - Volumes.

      (DGIDC, 2010)











      Planificação de atividade  - tarefa onde se pretende trabalhar o volume do paralelepípedo retângulo e do cubo, e relacionar as fórmulas para determinar os volumes destes sólidos (DGIDC).






      Proposta de um conjunto de tarefas para abordar as isometrias - 6º ano

      (DGIDC, 2010)















      Planificação de atividade  - pretende-se que os alunos construam o transformado de uma figura a partir de uma composição de isometrias, relacionando a figura inicial com a figura obtida através da composição de duas reflexões de eixos paralelos e através da composição de duas reflexões   de eixos concorrentes (DGIDC).



      Planificação de atividade  - pretende-se que os alunos identifiquem simetrias em figuras geométricas, com particular relevo para os polígonos regulares e para os triângulos, e que considerem o número de eixos de simetria na classificação de triângulos, assim como compreendam que a bissectriz de um ângulo está contida no seu eixo de simetria (DGIDC).





      Planificação de atividade  - pretende-se que os alunos estudem
      simetrias de reflexão e rotação, a partir da dobragem e recorte de uma folha de papel (DGIDC).



      Planificação de atividade  - pretende-se que os alunos identifiquem e explorem simetrias existentes em frisos (DGIDC).



      Planificação de atividade - pretende-se que os alunos construam frisos e rosáceas usando espelhos e identifiquem as simetrias de frisos e rosáceas (DGIDC).






      Materiais de apoio ao professor com tarefas para o 2º ciclo (DGIDC, 2010)











      • 2º ciclo - Organização e Tratamento de Dados
      Planificação de atividade - tem como objectivo explorar
      situações aleatórias, revendo aprendizagens efectuadas no 1.º ciclo.

      Sem comentários: