Brochuras / Textos / Materiais

Obtenha o documento que procura clicando no item correspondente.




Brochuras e materiais ---------------------------------------------------

Álgebra no Ensino Básico

de:

João Pedro da Ponte
Neusa Branco
Ana Matos







Texto destinado a professores com orienta ções metodol ógicas respeitantes ao tema geometria 
(e medida) e discute aspetos fundamentais dos conceitos trabalhados no ensino 
básico.


autores:
Ana Breda
Lurdes Serrazina
Luís Menezes
Hélia Sousa
Paulo Oliveira






    • 1º e 2º ciclos
Exploração de padrões em contexto de sala de aula - Isabel Vale, Teresa Pimentel, Dina Alvarenga, António Fão - PFCM dos 1º e 2º ciclos (ESE de Viana do Castelo)
















Conjunto de tarefas comentadas que podem ser utilizadas, com maior ou menor adaptação, na sala de aula dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. (ESE de Lisboa) - PFCM










    Sugestão de tarefas com orientações metodológicas respeitantes ao tema Organização e tratamento de dados.
    autores:
    Maria Eugénia Graça Martins
    João Pedro da Ponte
    (DGIDC, 2011)







    Texto de apoio para professores do 1º e 2 ciclos OTD

    Autores:
    Maria Eugénia Graça Martins
    Luísa Canto e Castro Loura
    Maria de Fátima Mendes










      • 1º ciclo 
    Propostas didáticas com recurso a materiais manipulativos

    De:
    Marta Serrano sob a orientação da Dr Manuela Azevedo  - Instituto Politécnico de Beja 

    Textos de apoio para educadores de infância e professores do 1º ciclo.

    Autores:
    Joana Brocardo 
    Maria Rodrigues










    Conjunto de tarefas visando a valorização do raciocino espacial.
    Elaborado por:
    Carla Figueira 
    Cristina Loureiro 
    Elsa Lobo 
    Maria Paula 
    Rodrigues 
    Pedro Almeida






    Propostas didáticas para abordagem de
    1.Números Naturais; 
    2.Operações com números naturais; 
    3.Números racionais não negativos 

    autores:
    Fátima Mendes
    Joana Brocardo 
    Catarina Delgado
    Fátima Gonçalves













    Sem comentários: