segunda-feira, 25 de maio de 2009

Áreas e perímetros

ar per

Proposto por: Prof. José da Conceição Alves Dias – Agrupamento de Escolas João Roiz - Castelo Branco (Mai/2009)

Todo o documento aqui

Resolução feita por alunos

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bandeira (II)

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Foi decidido no âmbito da disciplina de Área de Projecto, que o clube “Amigo do Ambiente” fizesse uma bandeira com 80 cm de comprimento por 50cm de largura. A figura mostra o padrão escolhido pelos elementos do clube.

clip_image001No esquema ao lado pode ser visto o trabalho numa fase inicial do projecto. A área sombreada foi pintada de azul claro.

Que porção de bandeira, nesta fase, ainda estava por pintar?



proposto por: equipa de formação do Programa de Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos da ESE de Castelo Branco (2009)

Proposta de resolução

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bandeira


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A figura mostra a bandeira escolhida para o clube “Natureza Viva”. O trabalho foi realizado em Área de Projecto pelo grupo do Rui.

No esquema ao lado pode ser visto o trabalho clip_image001numa fase inicial do projecto.

A área sombreada foi pintada de azul claro. Que porção da bandeira ainda estava por pintar?

proposto por: equipa de formação do Programa de Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos da ESE de Castelo Branco (2009)

Sugestão:

A resolução deste problema poderá servir de metodologia para o desenvolvimento da comunicação matemática tendo subjacente, por exemplo, algumas noções matemáticas: altura do triângulo, base do triângulo, triângulo rectângulo, comprimento do lado, metade, quarta parte, a fracção como parte de, o produto de duas fracções.

Outro aspecto que se recomenda é a oportunidade de conjecturar e fazer o seu teste a partir de uma actividade de investigação, recorrendo ao geoplano ou papel quadriculado, com o objectivo de estabelecer a relação entre as áreas do triângulo e do rectângulo de bases e alturas iguais.

Proposta de resolução